domingo, 18 de abril de 2010

COR DE OUTONO

Recebam com carinho o texto enviado por Fátima Miguez, neste dia de Lobato!

A paz em cores de outono!!! Vejam que interessante no livro "Peter Pan", adaptação de Monteiro Lobato, tem uma referência ao outono na expressão poética "Cor de outono"... Leiam a explicação de Dona Benta aos netos num dos círculos de leitura do Sítio do Picapau Amarelo.Muito lindo!!
É uma reflexão poética sobre a estação em que estamos...
Fátima Miguez


"Narizinho estranhou aquela expressão "cor de outono".
_ Que história é essa, vovó? O Outono é uma das estações do ano, mas não me consta que tenha cor...
Dona Benta riu-se.
_ Minha filha, a língua está cheia de expressões poéticas. São os poetas que inventam essas coisas tão lindinhas para enfeite da linguagem. O outono é a mais linda de todas as estações nos países frios onde cai neve. Aqui no Brasil ninguém percebe diferença entre o outono, o verão e o inverno. Na verdade só temos duas estações _ a das águas e da seca. A vegetação se mostra intensamente verde na estação das águas, e também verde, mas de um verde mais sujo, mais seco, na estação da seca _ que vai de maio a outubro. Nos países frios não é assim. As quatro estações são perfeitamente definidas.
_ Eu sei! - gritou Pedrinho. Há a primavera, o verão, o outono e o inverno...
_ Isso mesmo. Na primavera a vegetação desperta do sono do inverno e brota numa grande alegria de verdes esmeraldinos. Sabe o que é verde esmeraldino?
_ É o verde cor de esmeralda.
_ Sim _ um verde de broto novo, delicado, lindo. Nas laranjeiras você vê muito bem o verde esmeralda nos brotos e vê o verde carregado do verão nas folhas velhas. Pois bem: o verde esmeraldino é o verde da primavera; de modo que se um poeta disser "cor de primavera" a gente já sabe que se trata do verde esmeralda.
_ Nesse caso, a "cor de verão" deve ser o verde carregado das copas das laranjeiras _ ajuntou Narizinho.
_ Perfeitamente, minha filha. "Cor de verão" só pode ser o verde carregado. "E o cor de outono..."
Dona Benta parou. Tinha primeiro de dar uma idéia do que é o outono nos países frios. Pensou um bocado e disse:
_ O outono é a mais linda, a mais poética estação do ano nos países frios.. a vegetação inteirinha muda de cor, o que é verde passa a amarelo ou vermelho.
_ Então fica lindo...
_ Sim, a natureza fica como um sonho de beleza. Tudo amarelo e vermelho. A gama inteira dos amarelos e vermelhos... No começo, amarelos e vermelhos muito vivos, novinhos ainda. Depois, mais murchos; e por fim, uns amarelos e vermelhos mortos, embaçados, sujos, porque toda a folharada das árvores vai caminhando para o tom pardo, que é o tom da morte das folhas diante do inverno que se aproxima. Estão entendendo?
_ Estamos, vovó - responderam os dois meninos. Apesar da sua linguagem elevada estamos entendendo muito bem. E já percebemos o que é "Cor de outono" _ acrescentou Narizinho. É o tom-de-palha, não é isso mesmo?
Dona Benta abraçou a sua neta.
_ Isso mesmo. É o tom-de-palha, de folha murcha já quase sem cor."

Nenhum comentário:

Postar um comentário