sexta-feira, 23 de abril de 2010

23 DE ABRIL - DIA INTERNACIONAL DO LIVRO

“Ler é produzir sentidos”

Hoje é o Dia Nacional do Livro
Por Elizabeth Caldas de Almeida, Professora Regente de Sala de Leitura Polo

Ontem, a caminho da exposição do meu irmão* passei por uma situação inusitada.
Pouco antes da entrada do túnel Rebouças, percebi no meio da pista, jogado, desfolhado pelo vento um livro...
Por um breve momento fui tomada pelo pânico. Freei o carro quase provocando um acidente, desviando do objeto precioso jogado ao chão. Tive ímpetos de parar e resgatar aquele volume, mas não foi possível.
O que estaria escrito naquelas páginas remexidas pelo vento? Uma narrativa de vida? Ou um registro científico? Que sonhos estariam impressos ali? Talvez denúncias políticas ou a descrição de um crime hediondo...
Preferi pensar que se tratava de um romance, uma tórrida e avassaladora história de amor, tal qual Tristão e Isolda ou Romeu e Julieta, ou uma aventura de mares e superações de um Robson Crusoé ou Conde de Monte Cristo. Talvez um tratado poético de liberdade expresso pelo Navio Negreiro ou do tipo Faz escuro, mas eu canto.
Minha cabeça girava em divagações mil quando cheguei à galeria de arte e me entreguei ao deleite da poesia do olhar do escultor e de suas obras, junto com as amigas que me acompanhavam.
Mais tarde, já deitada em minha cama, ao fechar os olhos, lembrei de Roseana Murray e sua Receita de olhar. Adormeci me imaginando dentro daquelas páginas talvez atropeladas ou salvas por um carro qualquer...

*Marcelo Caldas, esculturas, em exposição no Centro Cultural Cândido Mendes, Rua Joana Angélica, 63, Ipanema

Um comentário:

  1. Um olhar de apaixonada é tudo! Conseguiu avistar o livro...Penso que era uma história de amor. Amor desfeito.Dolorido. Jogado fora. Abandonado.Mas... certamente foi recolhido por alguém que tratará das feridas e,mesmo,remendado,dará a alegria do amor a outra pessoa.

    ResponderExcluir