sábado, 20 de março de 2010

DOCUMENTO DE REPÚDIO AO ATO DA SECRETÁRIA CLAUDIA COSTIN


QUEREMOS A CONTINUIDADE DA SALA DE LEITURA
COM A PRESENÇA DO MEDIADOR QUALIFICADO!
Os professores regentes de Sala de Leitura das Escolas Públicas do Município do Rio de Janeiro vêm tornar pública ação que consideram incoerente com a busca por uma escola pública de qualidade e com todo o discurso da atual SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO CLAUDIA COSTIN por uma cidade leitora, quando implantou o projeto “Rio Uma Cidade de Leitores”.
Durante o período de férias dos professores a SECRETÁRIA CLAUDIA COSTIN, determinou o fim das Salas de Leitura Polo nas escolas municipais, numa manobra desrespeitosa com os docentes que atuam nestes espaços. Tal ação, tendo em vista o período em que se deu o fato, dificultou a inserção dos mesmos em outras escolas e/ou funções. Além disso, até a presente data não temos nenhum documento oficial, já que existe a Resolução SME nº 560 de 1996, que regulamenta a organização das Salas de Leitura, até a data de hoje.
As Salas de Leitura Polo eram responsáveis pelo desdobramento das orientações gerais do trabalho junto às demais Salas de Leitura, denominadas Satélites. Funcionavam com infra-estrutura e pessoal especializado para a irradiação e multiplicação de metodologias específicas voltadas para o texto literário.
Na figura do professor de Sala de Leitura Polo temos o especialista, o formador de novos mediadores, o organizador, o multiplicador das ações advindas do Nível Central e das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE).

Suas ações são desenvolvidas a partir de projetos elaborados de acordo com a realidade de cada Unidade Escolar, considerando as diretrizes gerais da proposta: projetos literários; centro de estudos; oficinas; empréstimos de livros; orientações para pesquisas escolares; minicursos; rodas de leitura; contação de histórias; teatralização de histórias; encontro com autores; seleção e indicação de livros para a composição do acervo; participação no Salão do Livro e na Bienal Internacional do Livro; mostras de trabalhos; produções de livros; jornal; vídeo; rádio; animações e informática, entre outras atividades,  sempre com base na leitura literária.

Com o fim da Sala de Leitura Polo determinado pela SECRETÁRIA CLÁUDIA COSTIN, toda essa estrutura ficará comprometida, pois foram ceifadas de sua liderança e apoio. Sem falar  no investimento feito ao longo de pelo menos 20 anos na formação nestes profissionais e que está, sendo jogado fora.
Os voluntários e estagiários agora recebidos na Rede, por mais boa vontade que possuam, não terão condições de realizar todo o trabalho do Professor de Sala de Leitura Polo, no máximo, vão auxiliar o Professor das Satélites.
De nada adianta uma Sala de Leitura cheia de livros sem a mediação adequada, feita por um mediador qualificado, que faça um trabalho de sedução do leitor, da leitura pelo prazer.
Não podemos nos calar diante da possibilidade de interrupção de uma Política Pública de Promoção da Leitura e de Formação de Leitores nas Unidades Escolares que compõem a Rede Pública Municipal.
A justificativa é a falta de professores na Rede. Sabemos que o problema é sério, mas não será dessa forma que será resolvido, pois com o término das Salas de Leitura Polo serão aproveitados no máximo um universo de 50 professores, sendo que nem todos foram redirecionados para a sala de aula.
Esclarecemos também que a SECRETÁRIA CLÁUDIA COSTIN se recusa a responder nossas mensagens e aceitar um encontro com uma comissão de professores de Sala de Leitura para um debate aberto sobre o assunto.

            Esta é uma luta por pela escola pública de qualidade, o que passa por uma escola leitora e formadora de leitores críticos.

11 comentários:

  1. Promoção de leitura? onde? Na minha escola passamos um ano inteiro sem emprestar livro pras cianças. A prof de SL dizia que elas iam estragar os livros! Pode???????? Que política é essa? Se tinha, era muito mal divulgada. Desculpe a sinceridade.

    ResponderExcluir
  2. Pena que você é anonimo... se tivesse colocado um e-mail, poderia responder...
    Se a professora não trabalhava é um problema que a sua diretora ou diretor deveria resolver...afinal você elegeu a direção, não é verdade?

    ResponderExcluir
  3. becalmeida@gmail.com21 de março de 2010 às 19:05

    Em todas as profissões há profissionais e Profissionais... E também temos gestões e Gestões... É sempre uma tarefa complicada separar o joio do trigo.
    Nós elegemos mas nem sempre acompanhamos como devemos.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com suas colocações e penso que devemos, cada vez mais nos impor, enquanto profissionais que somos, e exigir qualidade. Qualidade que vai desde a educação oferecida aos alunos até condições dignas de trabalho. Só desta forma poderemos tentar resgatar o respeito e admiração que esta profissão teve um dia.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Recebemos ordens e, mesmo não concordando com elas, acabamos cumprindo!
    Os motivos são vários.
    Sempre deixei claro que hora-extra em SL não era uma boa estratégia.
    O ideal sempre foi horário integral!
    Por que será que eu estou a cada ano ano numa escola diferente, mesmo em turma, hein?
    Porque não sou de me curvar diante de ninguém. Não puxo o saco para conseguir ficar.Falo o que penso, mesmo tendo consciência de que não sou dona da verdade.
    Quantas abandonaram a sala de leitura porque se cansaram de substituir e viram seus sonhos e projetos descerem pelo ralo diante de tanta pressão?
    Já vi este filme muitas vezes! Ninguém abandona uma situação cômoda para ajudar o outro, mesmo sabendo que ele tem razão.
    Quando tiraram os professores de SL da EI, alegaram que não precisavam deles.Sabemos que nem todos os professores de SL e de sala de aula são leitores e trabalham literatura.
    Permaneço nesta selva porque preciso fazer hora-extra e não abro mão da sala de leitura porque sou uma idealista.
    Meu trabalho está registrado em relatórios diários e no expressivo número de leitores com a grade que fiz por opção.
    Não tenho fotos por falta de autorização de uso de imagem. No blog da escola, não posto textos por falta de autorização de uso de texto. É muita burocracia!
    A internet está bloqueada. Tenho que trabalhar em casa? Nem o blog da escola está liberado!
    Até quando ficaremos aceitando tudo?

    ResponderExcluir
  6. Gente, eu também keru ser de SL! como faz pra entrar na panelinha? Já sei tem que ser amiga da diretora mesmo que não entenda nada de leitura e nem tenha histórico de leitura!! Como a SL lá dá escola!! Fico constrngida só de perguntar alguma coisa pra ela! Veja se ela pode me ajudar em algo? Sou formada em Letras!! Coitada! dá vontade de mandar ela ir lavar uma roupa, mas não posso!! VCS de POLO viam isso ou tb fechavamos os seus olhinhos?!! Nunca fizeram questão de ver né? Tão bonitinhas vcs! tão com dor de dentinho?

    ResponderExcluir
  7. Á colega anônima
    E você, frequentava a Sala de Leitura com seus alunos? Emprestava livros para eles? Lia para eles?
    Catharina

    ResponderExcluir
  8. Quantas vezes fez um trabalho em parceria com a Sala de Leitura? Se é tão competente asim oderia propor!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Gente, eu também keru ser de SL! como faz pra entrar na panelinha? Já sei tem que ser amiga da diretora mesmo que não entenda nada de leitura e nem tenha histórico de leitura!! Como a SL lá dá escola!! Fico constrngida só de perguntar alguma coisa pra ela! Veja se ela pode me ajudar em algo? Sou formada em Letras!! Coitada! dá vontade de mandar ela ir lavar uma roupa, mas não posso!! VCS de POLO viam isso ou tb fechavamos os seus olhinhos?!! Nunca fizeram questão de ver né? Tão bonitinhas vcs! tão com dor de dentinho?

    Prezado “Anônimo”
    Esta panelinha a que você se refere existe realmente, principalmente em FG e carguinhos de confiança para os quais a gentalha se vende baratinho, baratinho.
    Caso você não saiba, para ser admitido para a Sala de Leitura, em especial para as Polos, havia a indicação da direção da U.E., entrevista com a CRE, para verificar se as pessoas em questão preenchiam o perfil necessário – ser leitor; conhecer literatura infantil e juvenil; ser dinâmico e antenado com as questões da leitura e da literatura em geral; conhecer os programas e políticas voltadas para a promoção da leitura na SME e do país; possuir conhecimentos de informática aplicada à educação; disponibilidade para fazer cursos pelas 10 CRE, sem adicional de periculosidade e auxílio transporte; criar e coordenar projetos; organizar encontros, concursos e feiras literárias; preparar e organizar Centros de Estudos com a SL Satélites e na própria escola; realizar consultorias em escolas cercadas de violência.
    Sem falar na disposição física para carregar caixas de livros e materiais diversos e conviver com a falta de limpeza das Salas de Leitura, incluindo a poeira constante, andar com alunos por toda a cidade...
    Eu fiz tudo direitinho e fui avaliada por pessoas competentes, sabe? Afinal, alguém tem que trabalhar pelos anônimos que não gostam de se revelar...
    Pergunte à sua diretora e à sua CRE como se deu o processo de escolha da sua SL. Questione mesmo e cobre de quem tem que cobrar. Eu estou fazendo isso! De maneira digna e ética! Não preciso puxar saco de ninguém,nem me esconder atrás do ‘anonimato’, pois sempre trabalhei e muito, embora algumas vezes as instâncias superiores pertencentes aos conchavos tentassem me retaliar...
    Luto e continuarei lutando por um trabalho no qual acredito e que quando feito adequadamente dá os maiores resultados, sou testemunha. Pergunte às escolas de meu Polo, o Leonel Azevedo
    Assino embaixo: Elizabeth Caldas

    ResponderExcluir
  11. Esqueci de dizer: assino embaixo do que escrevo:
    Elizabeth Caldas, retirada do Polo Leonel Azevedo e cedida ,a E.M. Gurgel do Amaral, 4ªCRE

    ResponderExcluir