sábado, 29 de maio de 2010

LEITURA EM DEBATE

Atendi ao convite de Anna Claudia Ramos e fui ao primeiro LEITURA EM DEBATE de 2010.
Lamentei por estar ainda licenciada e não poder levar meus alunos para ouvir um bate-papo tão gostoso com Daniel Munduruku e Heloisa Prieto, que só conhecia de leitura e tive o prazer de conhecer e ouvir.
A conversa abordou uma questão séria e que muito tem me feito pensar, que é a questão da oralidade na nossa formação. Ficou claro que não é só escrevendo que se faz literatura.
Daniel também abordou uma outra coisa que temos defendido sempre: o livro com o mediador. "O livro, para o povo da aldeia, é um corpo estranho, um objeto que tem diferentes utilidades como servir de suporte para mesa ou vaso de planta... não tem nenhuma importância, sem a mediação adequada". É que na tradição indígena o avô é a memória, é o conhecimento ancetral. Mas os índios estão, agora, sendo alfabetizados em suas línguas e começam também a registrar através da escrita e do desenho em livros o seu pensamento, sua visão do mundo e de si próprios.
Falou também sobre o que chamou de "atualização da memória", a incorporação dos objetos dos dias de hoje no artesanato, como canudos de plástico e tubos de pvc na fabricação de colares e utensilhos, já que estão proibidos de usar penas por causa da extinção das aves... Curioso, não? Parece que eles são os responsáveis pela extinção!
Na educação indígena não há competitividade, não há "o primeiro a fazer isto ou aquilo"... respeita-se o tempo de cada um e todos esperam sem pressa, sem pressão. Quando um fala, todos silenciam para ouvir.
Heloisa Prieto que lançou Daniel como escritor, me fez ficar com muita vontade de conhecer sua tese de doutorado "A memória do sonho: um estudo sobre a tradição oral e seus porta-vozes, os contadores de histórias". Vejam o resumo em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-08112007-152330/

Ouvi com prazer Daniel e Heloisa. Quem não foi, perdeu o "presente", mas pode assistir pela internet.

No próximo encontro, em 24 de junho, Novas linguagens:a Literatura Infantil e juvenil na TV, estarei lá com meus meninos para debater.

Nenhum comentário:

Postar um comentário