segunda-feira, 31 de maio de 2010

DICA PARA O TRABALHO COM POESIA...

Em tempos de Olimpíada de Língua Portuguesa, mais uma dica para a reflexão e o trabalho com poesia.
Esta é mais uma contribuição da professora de Literatura e Poeta Fátima Miguez.
Outono, 29 de maio de 2010.

A paz em sementes de Poesia!!! Nas entrelinhas de uns versos de um poema espia-me o silêncio de símbolos, legendas a serem decifradas... A criação surpreende o criador em seu lado secreto, inesperado... Lembro-me de um fragmento de Heráclito que diz: " Se não tiveres esperança, não encontrarás o inesperado, pois não é encontradiço e é inacessível." É esta a atitude do artista quando se dispõe a criar... À luz do poema "Giz", de Marcos Bagno, reflitam sobre o momento da criação poética. Tenham uma noite tranquila!! Um abraço de feliz domingo,
Fátima Miguez

GIZ
Não sou eu que escrevo. Escravo,
lavro este chão que não semeio.
Servo do verso, não o tenho
_faço ele vir como me veio.

Não sou a luz. Espelho, espalho
a de outro sol que em mim se escoa.
Nem tenho a língua, só a voz,
vale por onde a língua ecoa.

Não sou eu que escrevo. Transcrevo
_tem algo maior que me guia.
Tímido giz, frágil me arrisco
nos quadros negros da Poesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário