quarta-feira, 19 de maio de 2010

12° SALÃO FNLIJ DO LIVRO PARA CRIANÇAS E JOVENS

Serviço
Endereço: Av. Barão de Tefé, 75, Saúde, RJ - Tel: (21) 2233-7460/ 2253-8177 – Zona Portuária
Para saber como chegar, clique aqui.

Quando: De 8* a 19 de junho de 2010
* O dia 8 de junho somente para professores, mediante inscrição prévia pelo e-mail: visitacaoescolar@fnlij.org.br

De segunda a sexta, das 8h30 às 18h; sábados e domingo, das 10h às 20h

Ingresso: R$ 4,00 (gratuidade para maiores de 65 anos, portadores de deficiência, professores da rede municipal e instituições que trabalham com crianças e jovens de comunidades de baixa renda, pré-agendadas com a FNLIJ).

FNLIJ – Tel (21) 2262-9130

O Salão FNLIJ do Livro é um evento de caráter institucional, em que o livro para crianças e jovens, seus autores e editores, e a leitura literária sejam o centro das atenções, por acreditarmos que o texto por si só é importante, não sendo preciso recorrer a outros suportes. No Salão FNLIJ, os livros didáticos, de referência, religiosos ou de auto-ajuda não são expostos nem vendidos. Há 42 anos, a FNLIJ acredita que a formação de leitores se constrói pela prática da leitura literária e é ela que consolida a base humanista dos profissionais de qualquer área.

Com patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet, e apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o Salão FNLIJ promove, durante 12 dias, uma variedade de encontros do público com os principais escritores e ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, em meio aos mais relevantes lançamentos das 71 editoras que participam do evento.

Para a realização da edição de 2010, o Salão FNLIJ para Crianças e Jovens conta com o patrocínio da Petrobras e com importantes apoios, como o da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil - AEILIJ, da Câmara Brasileira do Livro - CBL, do Instituto C&A, da Suzano Papel e Celulose, do Instituto Ecofuturo, do Instituto Indígena Brasileiro de Propriedade Intelectual- INBRAPI, da PriceWaterhouseCoopers, do Sindicato Nacional dos Editores de Livros - SNEL, do Sindicato Nacional dos Professores do Rio de Janeiro – SINPRO, do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe – CERLALC, e da Associação Nacional de Livrarias – ANL.

Pela importância da participação de entidades como a Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil – AELIJ; o Instituto Indígena Brasileiro de Propriedade Intelectual – INBRAPI; o Sindicato Nacional dos Professores do Rio de Janeiro – SINPRO e o Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe – CERLALC, no Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, cede a estrutura dos estandes para que essas instituições possam divulgar os seus trabalhos.

O Salão FNLIJ ganhou nova casa

A mudança do Salão FNLIJ do MAM (Museu de Arte Moderna) para o Centro Cultural da Ação da Cidadania, na Zona Portuária do Rio de Janeiro foi um verdadeiro sucesso, revelando a inclinação do carioca a prestigiar esta nova área da cidade em processo de revitalização. Na "nova casa” podemos oferecer mais espaço para a atividade de leitura e conforto ao público, que vem crescendo a cada ano.

Mais informações sobre o Centro Cultural Ação da Cidadania e seus projetos, acesse o site www.acaodacidadania.com.br

Salão FNLIJ ganha novas bibliotecas

A instalação da biblioteca sempre foi uma característica do Salão FNLIJ como filosofia desta instituição e como uma ação que visa orientar os educadores, os pais e os professores sobre o seu valor social. A biblioteca está presente não apenas como um local onde as crianças e jovens possam desfrutar da leitura de livros de qualidade, mas também como um espaço de formação educacional para os professores, que podem dispor de uma seleção cuidadosa de títulos.

A mudança para o Centro Cultural da Ação da Cidadania permitiu não só o aumento do número de editoras em melhores instalações, como o incremento de espaços de atividades para crianças, adolescentes e educadores. O Salão FNLIJ dispõe para esta edição um Espaço de Leitura e 4 bibliotecas: Biblioteca FNLIJ/Petrobras para Crianças, Biblioteca FNLIJ para Jovens, Biblioteca FNLIJ para Educadores e a Biblioteca do Bebê, esta última uma novidade deste ano, acompanhando a tendência internacional de valorização da leitura desde a mais tenra infância.

Acompanhe a programação de atividades desses espaços no site: www.fnlij.org.br/salao

Sala de Visita

Inspirados pela iniciativa do 7º Momento Literário de Barra Mansa, a FNLIJ preparou para esta edição do Salão um novo espaço para melhor acolher seus visitantes e inspirá-los a criar também em suas casas um ambiente propício à leitura: a Sala de Visita. Este espaço contará com mobiliário comum à maioria das salas de visitas dos brasileiros, com destaque especial para a estante com livros selecionados pela FNLIJ para o deleite dos leitores.

Salão FNLIJ com um auditório para 300 pessoas

Inaugurado na última edição, o auditório, localizado no mezanino do Centro Cultural da Ação da Cidadania, com capacidade para 300 pessoas, configura-se como um espaço com total infraestrutura para a realização de atividades voltadas para especialistas, educadores e profissionais da área de Literatura Infantil e Juvenil. Nesse auditório acontecerá o 12º Seminário FNLIJ de Literatura Infantil e Juvenil, nos dias 16, 17 e 18 de junho, com os temas:

Dia 16 - A Importância da Literatura na Educação de Crianças e Jovens na Coréia do Sul.

Dia 17 - Livros e Leitura desde o berço

Dia 18 - VII Encontro de Autores Indígenas

O auditório também será local para encontro com escritores e atividades, além de palestras com os professores do curso Leitura, Literatura e Formação de Leitores, desenvolvido e realizado pela FNLIJ para a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Acompanhe a programação do auditório no site: www.fnlij.org.br/salao

Praça de alimentação do Salão FNLIJ

O evento conta também com uma praça de alimentação pronta para abrigar seus visitantes com conforto, saciando não só sua sede e fome de leitura.

Outros cuidados em relação à segurança e ao conforto também foram tomados, como banheiros, fraldário, bebedouros, posto médico e ambulância para emergências médicas.

Destaques da programação para a 12ª edição do Salão do Livro

O Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens está recheado de atividades, como leitura de livros de qualidade, performance de ilustradores, lançamento de livros, bate-papo com escritores e ilustradores, exposições etc. Estão programados mais de 100 lançamentos de livros, com a presença de aproximadamente 120 autores e muitas atividades de incentivo à leitura.

Nomes consagrados que ajudaram a inscrever a Literatura Infantil e Juvenil brasileira entre as melhores do mundo já confirmaram presença no evento, entre eles: Adriana Falcão, Ana Maria Machado, Anna Claudia Ramos, Bia Hetzel, Caio Riter, Caulos, Eliane Ganem, Fernando Vilela, Flávio Carneiro, Graça Lima, Graziela Bozano Hetzel, Guto Lins, Gustavo Bernardo, Ieda de Oliveira, Jô Oliveira, Joel Rufino dos Santos, Karen Acioly, Kátia Canton, Luciana Savaget, Luiz Antônio Aguiar, Marilda Castanha, Nilma Lacerda, Roger Mello, Ricardo Azevedo, Rui de Oliveira, Stela Maris, Suzy Lee, Socorro Acioli, Ziraldo e muitos outros.

Coréia do Sul é o país homenageado

Já há alguns anos o Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens presta uma homenagem a um diferente país. Os países já homenageados foram: França, em 2001; Cuba, em 2002; Alemanha, em 2006; Suécia, em 2007;Itália, em 2008, e França, em 2009.

Em 2010, o país homenageado é a Coréia do Sul, que traz a participação de autores coreanos, com o apoio dos editores brasileiros, e de especialistas em Literatura Infantil e Juvenil para participarem do 12º Seminário FNLIJ de Literatura Infantil e Juvenil, além de exposições de livros infantis coreanos no estande do país homenageado.

Um livro como presente

O Salão FNLIJ, desde a sua terceira edição, vem garantindo que cada criança e adolescente tenha o direito a levar para casa um livro de acordo com o seu interesse, estendendo, assim, a leitura de literatura para além do período do evento e estimulando a criação da biblioteca pessoal. Para a 12ª edição foram comprados, pela FNLIJ, cerca de 35 mil exemplares para a distribuição gratuita.

O 1º dia do Salão FNLIJ é exclusivo para o professor

O dia 8 de junho é dedicado exclusivamente aos professores do ensino fundamental e médio das redes pública e privada. Nesse dia, os professores participam de visitas guiadas por um especialista ou professor da FNLIJ para conhecer as 71 editoras que expõem no Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens as novidades do mercado editorial voltadas para esse público, participar de um encontro com autor e ilustrador, além de toda a estrutura do evento. Neste dia a entrada é gratuita para os professores, desde que seja feita a inscrição prévia pelo e-mail:visitacaoescolar@fnlij.org.br

Ainda nesse dia, acontece também o 1º Encontro Nacional do Varejo do Livro Infantil e Juvenil, promovido graças à parceria da FNLIJ com a Associação Nacional de Livrarias – ANL, além da abertura oficial do evento. Este encontro destina-se exclusivamente aos livreiros e a inscrição poderá ser feita pelo e-mail: seminário@fnlij.org.br. A cerimônia de abertura oficial do evento é às 17h, no auditório do Salão FNLIJ, com a entrega dos prêmios para os vencedores do Prêmio FNLIJ e Concursos FNLIJ

2 comentários:

  1. Espero que os professores das 16 escolas finalistas do Escola de Leitores possam participar do seminário do Salão.

    ResponderExcluir
  2. Eu também! Aliás não temos recebido NADA da GED. Até agora somente foi perguntado o nome dos compradores.Nas UES tudo tem que ser feito com certo tempo: precisamos saber se vamos,qdo vamos,com quem vamos,qtos alunos levaramos ao Salão. Fiz minha inscrição para o dia 8 Dia do Professor,pois recebi e-mail da Fundação e tratei de repassar para as outras UEs. Quer dizer,estamos até a presente data sem nenhum encontro. Saudade da Polo.

    ResponderExcluir