quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ANA MARIA MACHADO GANHA UM NOVO PRÊMIO INTERNACIONAL

  A escritora e membro da Academia Brasileira de Letras Ana Maria Machado é a primeira ficcionista brasileira e ganhar o Prêmio Príncipe Claus. O anúncio foi feito em cerimônia pública em Amsterdam no dia 7 de setembro e a entrega do prêmio de 25 mil euros será feita em janeiro de 2011. A decisão foi de um júri internacional a serviço do Fundo Príncipe Claus – uma plataforma de intercâmbio cultural holandesa que, desde 1997, busca dar ênfase ao reconhecimento da cultura como pré-requisito para o progresso material.
 
O parecer do júri assinala que a Ana Maria Machado “escreve histórias poderosas que tratam de preconceitos e dos direitos humanos, sempre com um olhar original, bem humorado e poético, por intermédio de uma consumada maestria da escrita”.
 
O prêmio é conferido anualmente a 11 pessoas ou organizações de diferentes áreas artísticas e países diversos, no reconhecimento de conquistas no campo da cultura e do desenvolvimento. Anteriormente, outros artistas brasileiros de diferentes áreas já foram contemplados: Ferreira Gullar (poesia), Jaime Lerner (urbanismo) e Cildo Meireles (artes visuais). 


PublishNews - 10/09/2010 - Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário