domingo, 8 de agosto de 2010

FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty

Uma festa!

Não poderia ter outro nome!
Festa é movimento. Festa é comemoração. Festa é riso. Festa é alegria compartilhada.
Festa é sonho sonhado e realizado!
Depois de quatro dias maravilhosos embora cansativos, estou de volta à realidade. Foram quatro dias bebendo da fonte da mais pura literatura em um lugar que exala cultura nacional e abre as portas para a cultura mundial.
Foram quatro dias de encontros com autores nacionais e estrangeiros e seus/nossos livros, mesas redondas, palestras, debates e ... LEITURAS!!!
Leituras para gente de todas as idades e “formatos”. Leituras feitas por e para adultos, jovens e crianças: FLIPINHA, FLIPZONA, FLIP, Casa da Cultura.
Quatro dias de LITERATURA em todas as linguagens: texto escrito, texto falado, texto representado, texto cantado, texto dançado, texto filmado.
As crianças e professores das escolas de Paraty e redondezas deram show! Lindíssimos trabalhos! Maravilhosas mediações! Transitavam com deslumbre e segurança entre livros e autores.
As praças cheias de livros e ideias, expunham em imagens e esculturas trechos de Casa grande e senzala, Dom Quixote, Vinicius de Moraes, Saramago entre tantos. Entre eles transitavam realejo, cordelistas, “estátuas vivas”, banda de jazz, declamadores e mímicos exibindo suas perfomances por todos os cantos e encantos.
Este era o ambiente, de puro encantamento do qual não queria despertar!
Volto para casa de coração cheio de energia e a mente cheia de idéias, e com gosto de quero mais.
Volto para a escola, mais do que nunca, com o desejo de viver uma Escola de Leitores, o desejo de reproduzir nela pelo menos um pouco do que vi, ouvi e vivi.
Lá, lembrei de cada colega de Sala de Leitura e desejei que comigo estivesse. Ah... como seria bom um centrão de estudos de Sala de Leitura na FLIP!!!!

2 comentários:

  1. Assino embaixo, Beth. Realmente, foram dias maravilhosos. A FLIP nos deu uma imensa recarga literária. Acho que voltamos todas mais animadas.
    A idéia do centrão das SL na FLIP é MARAVILHOSA!! Tô dentro!!
    Beijos,
    Sol
    SL Paulo Freire/CREJA

    ResponderExcluir
  2. Podemos agendar um encontro do pessoal do cineclube para o período de 15 a 17 de outubro lá em mesmo em Paraty! É quando acontecerá o III Fest. Internacional de Cinema de Paraty.
    Quem vai? Eu vou!!

    ResponderExcluir