terça-feira, 17 de agosto de 2010

ESTAÇÃO DAS LETRAS - Cursos - Setembro de 2010

Divulgando bons cursos!


As mulheres de Machado
Lugar da mulher na obra ficcional de Machado de Assis. Galeria de retratos diferenciados com destaque para as protagonistas dos romances: Brás Cubas, Quincas Borba, Esaú e Jacó e Dom Casmurro. Contos: Noite de Almirante, Uns braços, Singular ocorrência e Missa do Galo.
De 01 a 29/09 4as. feiras das 16h30 às 18h20h
Prof: Ivo Barbieri - Professor titular de Literatura Brasileira da UERJ, onde foi Vice-Reitor e Reitor. Doutor em Letras. Publicou vários ensaios como Oficina da Palavra (Estudo da Obra de Mário Faustino) e Geometria da Composição (Estudo de João Cabral).
5 encontros com Clarice
O curso se concentrará na leitura de cinco obras de Clarice Lispector: Uma aprendizagem ou o livro dos Prazeres, A maçã no escuro, A cidade sitiada, A descoberta do mundo e O mistério do coelho pensante. Cada encontro apresentará um livro com leitura coletiva e troca de comentários.
De 02 a 30/09 5as. feiras das 18h30 às 20h30
Profa: Bia Albernaz - Doutora em Letras. Poeta, contista e ensaísta. Publicou Claricidade - a cidade segundo Clarice e Vida vegetativa e outros cadernos.
A literatura e o amor no cinema
Literatura e Cinema como discursos que constroem um novo sentido para o mundo; a palavra e a imagem aliadas no caminho da revelação do amor. Aprofundamento de conteúdos literários fundamentais à compreensão de textos com o olhar focado em enredos que revelem o amor e seus signos libertadores de sentidos éticos e estéticos.
De 09 a 30/09 5as. feiras das 16h às 18h20
Profa: Adriana Bittencourt Guedes - Doutora em Literatura Comparada (UFF), Coordenadora da Associação Educacional Miraflores, Consultora de Língua e Literatura da MultiRio.
Curso teórico e prático de editoração e preparação de originais
A editoração e suas etapas: o livro e seus elementos: normalização, estética e padronização. Exercícios de preparação de originais com correção comentada pelo professor. Estudos das relações entre editor e texto, editora e autor na negociação dos contratos.
1a. turma: De 08/09 a 27/10 4as. feiras das 10h às 12h
2a. turma: De 14/09 a 16/11 3as. feiras das 18h30 às 20h30
Prof: Alvanísio Damasceno - Jornalista; desde os anos 80 é revisor, preparador de originais, redator e divulgador em editoras como a Record e Ediouro.
Premissa para um diálogo entre Psicanálise e Literatura
O curso objetiva fazer uma introdução à psicanálise em diálogo com a literatura. Serão abordados certos conceitos e noções, psicanalíticos em sua maioria, procurando estabelecer criativamente através deles, e de alguns textos, uma zona de fronteira entre psicanálise e literatura.
De 08/09 a 24/11 4as. feiras das 16h30 às 18h20
Profa: Glaucia Peixoto Dunley - Psicanalista, formada em Medicina, Mestre em Teoria Psicanalítica, Doutora e Pós-Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ). Autora, entre outros, de O silêncio da Acrópole – Freud e o trágico – Uma ficção psicanalítica.
Oficina de Crítica Literária
O curso irá discutir as possibilidades, os caminhos e os descaminhos da realização de uma resenha de livro, promovendo entre os alunos diversos exercícios voltados para o desenvolvimento da acuidade crítica, o labor e vigor textuais desta atividade que também pode, em si, culminar em obra de criação artística.
De 13/09 a 13/12 2as. feiras das 14h às 16h
Prof: Igor Fagundes - Poeta, jornalista, ensaísta, crítico literário, professor universitário, Mestre e Doutorando em Poética pela UFRJ. Autor, entre outros, do premiado livro de ensaios Os poetas estão vivos – pensamento poético e poesia brasileira no século XXI.
Oficina de texto - não ficção
Nesta oficina Ruy Castro orienta, comenta e acompanha pessoalmente os trabalhos dos alunos nas áreas de biografia, ensaio, crônica e afins. No primeiro dia de aula os alunos deverão trazer um texto de 4000 a 5000 caracteres e com cópia para os participantes.
De 13/09 a 08/11 2as. feiras das 18h30 às 20h30
Prof: Ruy Castro - Autor, entre outros, de Chega de saudade - A história e as histórias da Bossa Nova, O anjo pornográfico e Carmen - Uma biografia.
Oficina do Conto (avançada)
Mergulho no processo criativo da ficção, considerando que os alunos já adquiriram anteriormente uma relação próxima com a palavra e as principais referências literárias. A busca da voz narrativa pessoal é o principal objetivo do curso.
Pré-requisito: envio de um conto de no máximo 2 laudas para seleção.
De 14/09 a 14/12 3as. feiras das 18h30 às 20h30
Prof: Claudia Lage - Formada em Letras e em Teatro. Mestre em Estudos de Literatura. Publicou A pequena morte e outros contos e Mundos de Eufrásia.
Auto-ficção: escrita e memória pessoal – Mód I
Oficina de textos situados entre o relato autobiográfico e a pura invenção. Criação literária com o aproveitamento de textos confessionais, fotografias significativas, objetos e lembranças pessoais. Exercícios de reescrita desse material em direção ao texto de ficção.
De 06/09 a 25/10 2as. feiras das 16h30 às 18h20
Profa: Ana Letícia Leal - Jornalista, Mestre em Comunicação Social (PUC) e Doutora em Literatura. Publicou Meninas inventadas e Para Crescer.
Estação das Letras - Rua Marquês de Abrantes, 177 - Loja 107 e 108 :: Flamengo
Rio de Janeiro - RJ :: CEP: 22230-060 :: Telefone: (21) 3237-3947 (21) 3237-3947

Nenhum comentário:

Postar um comentário