sábado, 31 de julho de 2010

AINDA O FIM DO LEIA BRASIL

Compartilhamos o LUTO e a TRISTEZA
Ao ler este texto de Mª Helena, Ezequiel escreveu o dele.

Motivo de Tristeza

Enquanto o Simpósio Internacional de Contadores de Histórias acontece no Sesc Copacabana, no Rio de Janeiro, o LEIA Brasil – seu parceiro de tantos anos e de tanta história – fecha suas portas!
No meio de tantas alegrias, um momento de encontro dos melhores contadores de histórias do Brasil e do Mundo, o motivo de tristeza: um dos mais competentes programas de incentivo à Leitura desse país, se acaba! É pelo menos um contrassenso!
Motivos? Não os conheço. Só sei que nem todos foram convidados para o banquete.
Contar a história do Leia, é desnecessário, pois, quem viveu no mundo da Leitura nos últimos 20 anos, viu, conheceu e gostou...sempre.
Ficam as doces memórias, os rostinhos felizes das crianças, a emoção da chegada da biblioteca volante às escolas, a imagem do caminhão nas estradas de Sana – na Bacia de Campos, os professores descobrindo-se leitores apaixonados e os tantos contadores de histórias que o Leia formou em todo esse país.
Devemos trabalhar o desapego nas nossas vidas, mas as lindas memórias devem ser guardadas para sempre, no fundo do nosso coração.
Quem quiser se despedir do Leia Brasil acesse o site www.leiabrasil.org.br e ouça, com os olhos cheios de lágrimas como os meus, o Soneto da Despedida, de Vinícius de Moraes.
Que o Simpósio seja um sucesso, mas, que em algum momento dele possamos nos lembrar do nosso Leia do coração, principalmente aqueles que deram seu sangue para fazer dele o mais completo Programa de Leitura brasileiro de todos os tempos.

Maria Helena Ribeiro*
*Mª Helena Ribeiro dirigiu o Leia Brasil e as Casas da Terceira Idade no governo Cesar Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário