quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

DEPOIMENTOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DAS POLOS

"Sou de Sala de Leitura desde 1992 e sempre tivemos nosso "porto seguro" a Sala Pólo, lugar de troca nos CEs, apoio em dificuldades, informação de eventos ligados a leitura e outros.
Concordo plenamente com você. Que incoerência! Como querem uma "cidades de leitores" destruindo um trabalho de formação de leitores de tanto tempo? Mesmo com toda a dificuldade que sabemos que os professores de SL enfrentam nas escolas, ainda assim conseguimos fazer um bom trabalho."


" É triste. Muito triste. Um trabalho que dava certo, que existe há tanto tempo, de repente, sem discussão- como é de característica desta gestão-, acaba assim, deixando todos que vão tomando conhecimento, perplexos.
E as notícias chegam dessa forma, porque conhecemos uns aos outros e vamos passando a informação... Nem comunicação oficial se respeita mais.
E o que eu fico pensando é como o pessoal do SEPE depois, quando tiver perto das eleições municipais- geralmente, no ano anterior- se utiliza destas coisas para manipular os que se deixam manipular. Pois, o que se vê neste momento de tanto sofrimento é puro silêncio, mas vamos ver depois, do meio do ano que vem em diante.
Eu falei em sofrimento porque sinto dessa forma o fim das salas de Leitura Polo. Na Mozart Lago, por exemplo, eu trabalhava lá quando começou e sei como foi o rico trabalho que deu fruto esta Sala de Leitura Polo. Sei, também, que ainda hoje, as Salas de Leitura Polo funcionam como um suporte para as satélites, sei que sempre houve muita troca, muita ajuda mesmo. E os profissionais que desenvolviam o trabalho, como estão se sentindo? E os professores das satélites que recebiam este suporte? É por isso que eu falo em sofrimento, em dor mesmo. É muito, muito triste. Uma grande perda! Eu me sinto em luto.
E para quem ache que seja exagero meu, digo que conheci, pois, vi nascer a Sala de Leitura Polo da Mozart Lago. Era um organismo. Tinha vida. Por isso doi. Estou afastada desta escola há anos, mas vejo na sala de Leitura da minha escola, ainda, como esta vida era transmitida.
 Repito, o que fizeram desta vez causa dor, tristeza. Grande perda!"
"Tenho certeza que não só as Professoras das Salas Polos mas todos os regentes também se encontram estupefatos com a extinção das mesmas. Eu, como regente da Ceará e participante de vários Projetos na UE posso confirmar o fundamental apoio que sempre tivemos da Sala Polo. Muitos projetos não teriam existido sem este apoio. Tínhamos um grupo nesta sala, comprometido com a educação de qualidade e a formação dos pequenos leitores. Não pude me silenciar ao ler estes e-mails.Realmente é uma incoerência desmantelar este trabalho. A meu ver , não é assim que se supre a carência de professores nas salas de aula. Como crer assim, numa "cidade de leitores " ? Achei um grande desrespeito às profissionais que durante tanto tempo, se dedicaram com afinco a sua missão. Enfim, o que fazer ..."

"As Salas de Leitura Polo foram mesmo extintas, mas não oficialmente. É um movimento silencioso que ainda não foi legitimado por uma gestão que tem como pilar a formação de leitores. O projeto "Rio, uma cidade de leitores" traz a incoerência de incentivar a promoção de leitura ao mesmo tempo em que destrói um trabalho de mais de dez anos caracterizado e consolidado por mobilizar, orientar e organizar as Salas de Leitura em toda a rede. Ainda não saiu nenhuma resolução, mas os professores das polos, capacitados para esta função, já estão sendo realocados em mais uma grande demonstração de desrespeito pelo profissional.  Grande perda para a leitura no Rio. "




2 comentários:

  1. As guerreiras estão feridas,mas continuam vivas!

    ResponderExcluir
  2. Acredito que nossa Secretária desconheça o trabalho das Salas de Leitura como um todo. Falo do trabalho integrado entre a GED e suas 4 Polos, para um trabalho unificado, mas também onde cada um usava sua linguagem local e as trocas e experiências aconteciam de forma diversificada, cada professor de Satélite trabalhando de uma forma integrada na sua Unidade Escolar. A Sala de Leitura, construía seu trabalho com identidade própria, mas enriquecido pela troca de experiências que aconteciam durante encontros organizados pela GED e Polos. Esses trabalhos realizados nas Unidades Escolares das Pólos, eram expostos no Corredor Cultural da E/4ª CRE, uma vez por mês.
    Muitos dos nossos trabalhos fazem parte do acervo da MultiRio, é só buscar lá. Participamos de vários projetos e eventos dentro e fora do Rio, que mostram o valor do trabalho conjunto entre a SME-Mídia, as Coordenadorias, Pólos e Satélites, que fizeram da nossa rede nota dez, com prêmios, participação em grandes eventos, onde nossos alunos foram o passaporte desse grande trabalho, como na 4ª Cúpula de Mídias para Crianças e Adolescentes. Nesse encontro ficou claro que muitos países do mundo “desenvolvido” desconheciam a grandeza e a qualidade do que realizamos em nossas escolas.
    É uma pena que essa articulação tenha sido interrompida e o projeto “Rio uma cidade de Leitores” seja tão distante de nós, devido ao fato da senhora secretária Claudia Costin desconhecer esse rico trabalho integrado, que começava com uma reunião geral e depois mensais entre SME-Mídia, CRE e Polos. Logo a seguir acontecia reunião na CRE-GEDs e Polos para unificarem a fala e as propostas de trabalho, lançado em seguida para suas Satélites. Esta e a parte que a senhora Claudia Costin desconhece. Prêmios e mais prêmios, congressos, mostra de experiências bem sucedidas, trabalhos grandiosos, da integração entre as professoras de Salas de Leitura, professores, alunos, funcionários das Unidades Escolares.
    Cada ano era uma surpresa, cada ano uma nova Sala de Leitura tinha oportunidade de se projetar, e com isso projetava também sua U.E., seu Polo, sua CRE e a Mídia, mostrando a satisfação de pertencer a essa Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro com toda sua diversidade. E eu como paulista sinto orgulho em pertencer a ela.
    Sou Polo e não consigo acreditar que a senhora Claudia Costin vai terminar com um trabalho que acontece desde 1992 e que passou por vários governantes que tiveram consciência do rico trabalho que realizado pelas 30 Polos da nossa cidade. Tenho orgulho de cada um dos professores que participam do meu Polo e de toda uma equipe que não pode morrer.
    Receba a comissão de professores, tenho certeza de que vai rever seus pontos de vista. Mary Inez Borges de Souza - maryig2005@gmail.com

    ResponderExcluir