segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

CARTA ENVIADA À CLAUDIA COSTIN E INFELIZMENTE SEM RESPOSTA


Boa noite secretária

Repasso para a senhora duas mensagens, uma delas de minha autoria.
Gostaríamos muito de ouvi-la a respeito da situação das Salas Polo. Aliás, esperei por sua visita em minha escola, assim como em alguma de minhas Satélites, para que a senhora pudesse ver um pouco do trabalho que propusemos para 2009.

Aproveito e envio dois arquivos em anexo: a nossa proposta para o ano de 2009, que como coloquei no nosso encontro durante a Bienal do livro, por motivos alheios à nossa vontade não conseguimos realizar plenamente, embora muito tenhamos feito. Envio também uma mensagem que enviei para o grupo GTMídia, no ano passado, falando da importância do seu apoio ao trabalho realizado pelas Salas de Leitura.
Assim a senhora poderá ter uma idéia mais sólida do trabalho realizado pelas Polos, como um braço da SME na política de leitura proposta para a rede.

Pergunto: Como ficará a organização do trabalho sem as Polos? E o projeto Cineclube? E os projetos de animação? Todo o trabalho que coordenávamos e orientávamos, além das oficinas?
Acho tudo isso tão CONFLITANTE com o projeto Rio cidade de leitores...

Compreendemos a necessidade de professores na rede, mas lembramos que um bom mediador de leitura fará um ótimo trabalho com 40/45 alunos. Mas um bom professor de SL, especialista em mediação, fará um excelente trabalho com 500, 800, 1000 alunos, se conseguir realizar seu trabalho.

Não temos medo de mudanças, nem queremos impedi-las, quero deixar claro.
Mas nos preocupamos com a interrupção de uma política pública de leitura, que conta com  a presença de um mediador qualificado para orientação e formação de novos mediadores na promoção da leitura de modo articulado no conjunto da SME e de todos os projetos por ela propostos,salvaguardando-se as particularidades de cada comunidade e a especificidade de cada mídia.

Preocupamo-nos ainda com o desperdício de dinheiro público gasto para equipar as Salas de Leitura Pólo, que servem de referencial nos bairros em que se encontram, com acervo muitas vezes superior ao das bibliotecas regionais.

Sugiro que a senhora receba uma comissão de professores de Salas de Leitura Polo, para que possamos conversar abertamente.

4 comentários:

  1. Quero comentar aqui dois trechos de minha carta, para que não haja mal entendido. O primeiro deles é:
    “nossa proposta para o ano de 2009, que como coloquei no nosso encontro durante a Bienal do livro, por motivos alheios à nossa vontade não conseguimos realizar plenamente, embora muito tenhamos feito”.
    Como já disse em mensagem enviada ao GT Mídia, estamos sujeitos à hierarquias: Gestão na escola, gestão nas CRE, gestão na SME. Portanto, colocamos em prática, tanto a nível local quanto ao nível de Polo, aquilo que foi possível, respeitando as orientações das gestões a que estamos submetidos.
    O segundo trecho: “um bom professor de SL, especialista em mediação, fará um excelente trabalho com 500, 800, 1000 alunos, se conseguir realizar seu trabalho”.
    Refiro-me ao fato de que muitas vezes, em especial depois que o professor de SL tornou-se a bola da vez na substituição, fica muito difícil de conseguir realizar seu trabalho. Esta é uma forma malévola de esvaziar o trabalho da SL
    Por isso, muitos professores de Satélites estão desistindo por conta própria da Sala de Leitura, o que mais uma vez é lamentável. Em nossos CESL buscamos orientar o professor para que, ao substituir procure fazer o trabalho de SL, ou seja, despertar e promover a leitura literária. Mas esta orientação muitas vezes bate de frente com as ordens dos gestores que exigem que o professor de SL dê aulas como professor da turma, em especial nas de 1º ao 5º ano.
    Entendem a complicação? Por isso sempre exigimos respeito à Resolução 560 da SME, que nos rege. Mas quase nunca conseguimos. O fato só acontece quando o gestor escolar tem plena compreensão do verdadeiro trabalho de SL e não coloca este professor na substituição direta.
    Beth - Leonel Azevedo

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  2. Amigos deste blog,

    fiz uma compilação de algumas mensagens que recebi sobre a extinção das salas polos.

    Omiti o nome das escolas e professores
    pois não havia concordância deles para tal,
    apesar de terem postados as mensagens
    em grupo público.

    Mantive somente a minha,
    pois eu mesmo concordei que
    fosse publicado o meu esclarecimento dado
    à professora que inicialmente levantou a questão.

    Abraços,
    João Paulo

    Oi, (???)

    Sinto muitas saudades de suas orientações como prof. da Sala Polo; já tive a oportunidade de dizer e repito que aprendi o trabalho da sala leitura assistindo suas reuniões. Também aprecio seu posicionamento profissional, principalmente por estarmos em um país tão pouco politizado socialmente. Quando alguém questiona alguma situação, já é logo mal visto ou posto, se possível, para fora. Creio que a luta será enorme para a continuação da sala polo, mas vale a pena tentar.
    Com carinho.

    (???).

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  3. Amigos deste blog,

    fiz uma compilação de algumas mensagens que recebi sobre a extinção das salas polos.

    Omiti o nome das escolas e professores
    pois não havia concordância deles para tal,
    apesar de terem postados as mensagens
    em grupo público.

    Mantive somente a minha,
    pois eu mesmo concordei que
    fosse publicado o meu esclarecimento dado
    à professora que inicialmente levantou a questão.

    Abraços,
    João Paulo
    X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X
    Ao voltar de viagem, vi as mensagens sobre o término das polos. Não dei muita atenção. Somente hoje a ficha caiu. “Acordei”,vi o que não queria ver e me perguntei: seria o fim de tudo? Passei a imaginar como seria a nossa nova realidade sem um referencial, sem ter com quem contar. Sinto-me perdida, como uma cega no meio de um tiroteio sem saber para onde (re)correr (será que é porque estou “engatinhando” ; pois sou nova na S.L. Acho que não tem a ver com tempo de S.L., mas tem a ver com compromisso e seriedade - coisas que todos têm). Espero imensamente que isso tudo seja revisto e que a justiça seja feita, que alguém perceba a importância das salas de leitura (satélites e polo) na vida dos alunos e, consequentemente, para o sucesso do projeto tão aclamado “Rio,uma cidade de leitores”. Se realmente o fim for inevitável, espero que “ alunos leitores” continuem surgindo apesar dos pesares pois eles não podem ser prejudicados.

    (???)

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  4. becalmeida@gmail.com4 de março de 2010 às 05:42

    Ainda aguardo resposta da SECRETÁRIA CLÁUDIA COSTIN. Desejamos que ela receba uma comissão de professores de SL Polo.

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