terça-feira, 20 de outubro de 2009

MARATONA DE HISTÓRIAS

Era uma vez, uma idéia...


Há 5 anos surgia a proposta de mobilizar todas as escolas, creches e demais unidades que integram a Rede Pública Municipal de Ensino na realização de uma grande homenagem ao livro, à leitura e aos leitores, por meio de um movimento inédito de partilha de histórias, ao longo de um dia letivo, envolvendo os professores, alunos, funcionários, pais e a comunidade do entorno.

Foi assim, que num dia 31 de outubro, realizamos nossa 1ª Maratona: alunos contando histórias para professores, professores ouvindo histórias lidas pelos pais, funcionários distribuindo poesias pelos corredores, enfim, uma festa!

Muitos relatos foram enviados, contando o sucesso do movimento em algumas escolas. Mas a Maratona precisava crescer, ganhar novas adesões, envolver mais leitores e atrair ainda mais os leitores iniciantes.

Partimos para o segundo ano, ampliando a participação das CRE e do Nível Central: histórias lidas pelos corredores e nas filas dos bancos e outros locais de espera, textos compartilhados na hora do almoço, troca-troca de livros... E o movimento foi crescendo, crescendo, a ponto da sugestão de ampliar a maratona para dois dias virar uma realidade.

Passamos a realizar a Maratona em dois dias: 30 de outubro - Maratona nas escolas, creches e nas CRE e no dia 31 - Maratona no Nível Central.

Tendas Literárias apresentando histórias de diferentes tipos, autores, ilustradores e contadores de histórias convidados, árvore de livros, alunos e professores se revezando em apresentações diversas, além do já tradicional concurso de cartazes sobre a Maratona são alguns rápidos flashes de uma linda história escrita a muitas mãos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário