Encontros Paralelos
Data: 05/06/2013 - Horário: 9h às 13h
4º Encontro Nacional do Varejo do Livro Infantil e
Juvenil.
A Comercialização dos e-books e o papel das livrarias na formação
do jovem leitor
A comercialização dos e-books e o papel das livrarias na formação do jovem
leitoré o tema do 4º Encontro Nacional do Varejo do Livro Infantil e Juvenil,
que se realizaráno dia 5 de junho de 2013, das 9h às 13h, no Auditório FNLIJ,
no 15º Salão FNLIJ,direcionado a editores e livreiros.
leitoré o tema do 4º Encontro Nacional do Varejo do Livro Infantil e Juvenil,
que se realizaráno dia 5 de junho de 2013, das 9h às 13h, no Auditório FNLIJ,
no 15º Salão FNLIJ,direcionado a editores e livreiros.
No momento da transição e expansão de conteúdos para os e-books, é
precisoempreender novas ações para a comercialização nas pequenas e
médias livrarias.
precisoempreender novas ações para a comercialização nas pequenas e
médias livrarias.
Pesquisas revelam o crescimento dos cybers nas lojas.
Informações sobre inscrições pelo email: seminario@fnlij .org.br e pelo
telefone: (21) 2262-9130, com Isabel.
telefone: (21) 2262-9130, com Isabel.
Inscrição: R$ 50,00
Programação:
9h - Credenciamento
9h30 - Abertura
Instituições Promotoras: ANL - Ednilson Xavier, AEL-RJ - Antônio Carlos
de Carvalho, CBL - Karine Pansa e FNLIJ - Isis Valéria Gomes
10h - O papel da livraria na formação do jovem leitor.
Palestrantes: Ednilson Xavier - Presidente da ANL e Diretor da Livraria
Cortez
Marcus Teles - Diretor da ANL e Diretor das Livrarias Leitura
Maria Osório - Representante da Livraria Babel
Mediação da mesa: Isis Valéria - Presidente do Conselho Diretor da FNLIJ
11h30 - A comercialização dos e-books nas pequenas e médias
livrarias e o crescimento dos cybers nas lojas.
Palestrantes: Augusto Mariotto Kater - Vice-Presidente da ANL
Benjamin Magalhães - Diretor da ANL e Diretor das Livrarias Travessa
Alencar Perdigão - Livreiro - Proprietário da Quixote Livraria e Café-
BH-MG
Mediação da mesa: FNLIJ
Após o encontro os participantes estão convidados a visitar os
estandes do 15º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens e
participar da Cerimônia de Abertura do Salão, às 17h.
Apoio: AEL-RJ/ANL/CBL/FNLIJ
Data: 06/06/2013 - Horário: 9h às 17h
Simpósio FNLIJ/Instituto Pró-Livro Retratos da Leitura no
Brasil 3ª edição - reunirá profissionais envolvidos nesta
pesquisa e no Livro Retratos da Leitura no Brasil 3.
Consideramos que no Brasil é sempre um grande esforço dar
continuidade aos processos que envolvam cultura a educação e, em
particular, a formação de jovens leitores. Assim, divulgar a pesquisa
Retratos da Leitura no Brasil e promover o
debate em torno dos seus resultados possibilita fortalecer as práticas
da culturaescrita em prol, de uma sociedade brasileira de leitores.
continuidade aos processos que envolvam cultura a educação e, em
particular, a formação de jovens leitores. Assim, divulgar a pesquisa
Retratos da Leitura no Brasil e promover o
debate em torno dos seus resultados possibilita fortalecer as práticas
da culturaescrita em prol, de uma sociedade brasileira de leitores.
Data: 07/06/2013 - Horário: 9h às 11h
"Graciliano Ramos: a hipótese do não leitor. Especulações."
Tomando por base as Memórias de Infância, pensar a vida do autor sem
a presençada literatura. Antonio Candido, Bartolomeu Campos de
Queirós, Graciela Montes,Calvino e Humberto Eco nos seguem nessas
especulações.
Nilma Lacerda
a presençada literatura. Antonio Candido, Bartolomeu Campos de
Queirós, Graciela Montes,Calvino e Humberto Eco nos seguem nessas
especulações.
Nilma Lacerda
Data: 07/06/2013 - Horário: 14h às 15h30
Durante o 15º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, a
Democratização da Leitura para pessoa com deficiência visual e
auditiva será um dos temas de
nossos Encontros Paralelos com a presença das seguintes instituições:
InstitutoNacional de Educação de Surdos (INES), Instituto Benjamim
Constant e Fundação Dorna Nowil para Cegos.
Democratização da Leitura para pessoa com deficiência visual e
auditiva será um dos temas de
nossos Encontros Paralelos com a presença das seguintes instituições:
InstitutoNacional de Educação de Surdos (INES), Instituto Benjamim
Constant e Fundação Dorna Nowil para Cegos.
A Democratização da Leitura para Pessoa com Deficiência
Visual e Auditiva
- A Leitura como Elemento de Construção da Identidade Intelectual e
- Ementa: A Importância da Leitura; Princípios que regem a formação
- A literatura como instrumento de ascensão cultural, social e humana;
- e a criança cega ou com baixa visão.
Professora Maria da Glória de Souza Almeida - Instituto Benjamin
- As oportunidades que os livros inclusivos oferecem para pessoas com
Ementa: A importância dos livros inclusivos, a importância da leitura para a
pessoa com deficiência visual, a leitura braille na infância, o papel do
professor,
- o envolvimento de autores e ilustradores.
Fundação Dorina Nowill - Contribuições pedagógicas do diálogo entre cinema e literatura na
Ementa: Ampliar o conceito de leitura. Formar leitores críticos e criativos no
- contexto bilíngue. Repensar conceitos: adaptação, releitura e tradução.
Professora Maria Lúcia Cunha - INES
Data: 08/06/2013 - Horário: 14h às 15h30
D!scussões AEILIJ: O papel dos autores da palavra e da i
magem em eventos literários.
Data: 14/06/2013 - Horário: 10h às 11h30
Ou Isto ou aquilo, de Cecília Meireles, obra que permanece
Participantes da mesa:
Laura Sandroni (Escritora).
Odilon Moraes (Ilustrador da atual edição de Ou isto ou aquilo, da Global
Editora).
Gustavo Tuna (Global Editora).
Laura Sandroni (Escritora).
Odilon Moraes (Ilustrador da atual edição de Ou isto ou aquilo, da Global
Editora).
Gustavo Tuna (Global Editora).
Há algumas gerações, Ou isto ou aquilo encanta a todos com suas
cantigas de ninar, cantigas de roda, parlendas e outras formas de
expressão muito próximasdo mundo da criança. Nesta mesa, os
participantes irão expor suas impressõespessoais a respeito da
perenidade deste livro de Cecília Meireles, no qual ela brinca
com maestria com as palavras, explorando suas rimas, repetições,
sonoridade e ritmo.
cantigas de ninar, cantigas de roda, parlendas e outras formas de
expressão muito próximasdo mundo da criança. Nesta mesa, os
participantes irão expor suas impressõespessoais a respeito da
perenidade deste livro de Cecília Meireles, no qual ela brinca
com maestria com as palavras, explorando suas rimas, repetições,
sonoridade e ritmo.
Data: 14/06/2013 - Horário: 14h às 15h30
Movimento Brasil Literário
Ler, levar a ler, defender o direito de ler literatura:
Um movimento se faz de muitos e diversos gestos em torno de uma ideia.
A que nos move é o direito de todos terem acesso à literatura.
A que nos move é o direito de todos terem acesso à literatura.
O Movimento Brasil Literário se quer presente em todos os lugares e
espaços sociais, instigando a todos e a cada um a reconhecer-se como
leitor de literatura e defensor do direito à leitura literária bem como à
biblioteca. Todas as atividades que têm a literatura como objeto central
serão promovidas para fazer do País uma sociedade leitora.
Para isso, propõe a organização de núcleo de literatura, onde as pessoas
compartilham experiências e leituras, espalham ideias, sentimentos,
vontades, percepções. Agem como podem para tornar possível o acesso
ao texto literário para mais pessoas.
espaços sociais, instigando a todos e a cada um a reconhecer-se como
leitor de literatura e defensor do direito à leitura literária bem como à
biblioteca. Todas as atividades que têm a literatura como objeto central
serão promovidas para fazer do País uma sociedade leitora.
Para isso, propõe a organização de núcleo de literatura, onde as pessoas
compartilham experiências e leituras, espalham ideias, sentimentos,
vontades, percepções. Agem como podem para tornar possível o acesso
ao texto literário para mais pessoas.
Uma prática de reconciliação
Comentários ao artigo de Antonio Candido, "O direito à literatura", a partir
daautobiografia de sua filha, Ana Luisa Escorel, O pai, a mãe e a filha.
Acrescenta-seao percurso certa viagem pelo rio São Francisco e outras
pela América Latina, tendocomo companheiros de barca Kant, Foucault,
Chartier; Graciliano Ramos, Joseph Zobel,Cecília Meireles, Lobato;
Paulo Freire, Alberto Manguel, Graciela Montes, Goulemot,
Todorov, Angel Rama, sem saber se todos poderão aceitar o convite.
Nilma Lacerda
daautobiografia de sua filha, Ana Luisa Escorel, O pai, a mãe e a filha.
Acrescenta-seao percurso certa viagem pelo rio São Francisco e outras
pela América Latina, tendocomo companheiros de barca Kant, Foucault,
Chartier; Graciliano Ramos, Joseph Zobel,Cecília Meireles, Lobato;
Paulo Freire, Alberto Manguel, Graciela Montes, Goulemot,
Todorov, Angel Rama, sem saber se todos poderão aceitar o convite.
Nilma Lacerda
Biblioteca e acesso à leitura
Abordagem que trata a biblioteca como espaço possível de acesso à
leitura,especialmente a literária, para a grande maioria da população
brasileira,independente de faixa-etária. Discussão de uma proposta de
biblioteca libertáriaque só é possível desde um entendimento da literatura
como direito, na esteira doAntonio Candido.
Fabíola Farias
leitura,especialmente a literária, para a grande maioria da população
brasileira,independente de faixa-etária. Discussão de uma proposta de
biblioteca libertáriaque só é possível desde um entendimento da literatura
como direito, na esteira doAntonio Candido.
Fabíola Farias
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