quinta-feira, 2 de maio de 2013

NOVIDADES NO 15° SALÃO DO LIVRO


Encontros Paraleloslogo-15anos

Data: 05/06/2013 - Horário: 9h às 13h

4º Encontro Nacional do Varejo do Livro Infantil e 

Juvenil.


 A Comercialização dos e-books e o papel das livrarias na formação 
do jovem leitor

A comercialização dos e-books e o papel das livrarias na formação do jovem
 leitoré o tema do 4º Encontro Nacional do Varejo do Livro Infantil e Juvenil,
que se realizaráno dia 5 de junho de 2013, das 9h às 13h, no Auditório FNLIJ,
no 15º Salão FNLIJ,direcionado a editores e livreiros.
No momento da transição e expansão de conteúdos para os e-books, é
precisoempreender novas ações para a comercialização nas pequenas e
 médias livrarias.
Pesquisas revelam o crescimento dos cybers nas lojas.
Informações sobre inscrições pelo email: seminario@fnlij .org.br e pelo
 telefone: (21) 2262-9130, com Isabel.
Inscrição: R$ 50,00

Programação:
 9h - Credenciamento

9h30 - Abertura
Instituições Promotoras: ANL - Ednilson Xavier, AEL-RJ - Antônio Carlos
de Carvalho, CBL - Karine Pansa e FNLIJ - Isis Valéria Gomes

10h - O papel da livraria na formação do jovem leitor.
Palestrantes: Ednilson Xavier - Presidente da ANL e Diretor da Livraria
 Cortez
Marcus Teles - Diretor da ANL e Diretor das Livrarias Leitura
Maria Osório - Representante da Livraria Babel 
Mediação da mesa: Isis Valéria - Presidente do Conselho Diretor da FNLIJ

11h30 - A comercialização dos e-books nas pequenas e médias
 livrarias e o crescimento dos cybers nas lojas.
Palestrantes: Augusto Mariotto Kater - Vice-Presidente da ANL
Benjamin Magalhães - Diretor da ANL e Diretor das Livrarias Travessa 
Alencar Perdigão - Livreiro - Proprietário da Quixote Livraria e Café-
 BH-MG
Mediação da mesa: FNLIJ 

Após o encontro os participantes estão convidados a visitar os 
estandes do 15º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens e 
participar da Cerimônia de Abertura do Salão, às 17h.

Apoio: AEL-RJ/ANL/CBL/FNLIJ

Data: 06/06/2013 - Horário: 9h às 17h

Simpósio FNLIJ/Instituto Pró-Livro Retratos da Leitura no 

Brasil 3ª edição - reunirá profissionais envolvidos nesta 

pesquisa e no Livro Retratos da Leitura no Brasil 3.

Consideramos que no Brasil é sempre um grande esforço dar
continuidade aos processos que envolvam cultura a educação e, em
 particular, a formação de jovens leitores. Assim, divulgar a pesquisa
Retratos da Leitura no Brasil e promover o
debate em torno dos seus resultados possibilita fortalecer as práticas
 da culturaescrita em prol, de uma sociedade brasileira de leitores.

Data: 07/06/2013 - Horário: 9h às 11h

"Graciliano Ramos: a hipótese do não leitor. Especulações."

Tomando por base as Memórias de Infância, pensar a vida do autor sem
 a presençada literatura. Antonio Candido, Bartolomeu Campos de
 Queirós, Graciela Montes,Calvino e Humberto Eco nos seguem nessas
especulações.
Nilma Lacerda

Data: 07/06/2013 - Horário: 14h às 15h30

Durante o 15º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, a
Democratização da Leitura para pessoa com deficiência visual e
auditiva será um dos temas de
nossos Encontros Paralelos com a presença das seguintes instituições:
 InstitutoNacional de Educação de Surdos (INES), Instituto Benjamim
 Constant e Fundação Dorna Nowil para Cegos.

A Democratização da Leitura para Pessoa com Deficiência 

Visual e Auditiva

  • A Leitura como Elemento de Construção da Identidade Intelectual e
 Humana da Pessoa com Deficiência Visual
  • Ementa: A Importância da Leitura; Princípios que regem a formação 
do leitor;
  •  A literatura como instrumento de ascensão cultural, social e humana;
 O livro
  •  e a criança cega ou com baixa visão.
    Professora Maria da Glória de Souza Almeida - Instituto Benjamin 
Constant
  • As oportunidades que os livros inclusivos oferecem para pessoas com 
deficiência visual
Ementa: A importância dos livros inclusivos, a importância da leitura para a
 pessoa com deficiência visual, a leitura braille na infância, o papel do
 professor,
  •  o envolvimento de autores e ilustradores.
    Fundação Dorina Nowill
  • Contribuições pedagógicas do diálogo entre cinema e literatura na
 formação de leitores surdos
Ementa: Ampliar o conceito de leitura. Formar leitores críticos e criativos no
  •  contexto bilíngue. Repensar conceitos: adaptação, releitura e tradução.
    Professora Maria Lúcia Cunha - INES

Data: 08/06/2013 - Horário: 14h às 15h30

D!scussões AEILIJ: O papel dos autores da palavra e da i

magem em eventos literários.

Data: 14/06/2013 - Horário: 10h às 11h30

Ou Isto ou aquilo, de Cecília Meireles, obra que permanece

Participantes da mesa:
Laura Sandroni (Escritora).
Odilon Moraes (Ilustrador da atual edição de Ou isto ou aquilo, da Global
 Editora).
Gustavo Tuna (Global Editora).
Há algumas gerações, Ou isto ou aquilo encanta a todos com suas
cantigas de ninar, cantigas de roda, parlendas e outras formas de
expressão muito próximasdo mundo da criança. Nesta mesa, os
 participantes irão expor suas impressõespessoais a respeito da
perenidade deste livro de Cecília Meireles, no qual ela brinca
 com maestria com as palavras, explorando suas rimas, repetições,
 sonoridade e ritmo.

Data: 14/06/2013 - Horário: 14h às 15h30

Movimento Brasil Literário
Ler, levar a ler, defender o direito de ler literatura:

Um movimento se faz de muitos e diversos gestos em torno de uma ideia.
 A que nos move é o direito de todos terem acesso à literatura.
Movimento Brasil Literário se quer presente em todos os lugares e
espaços sociais, instigando a todos e a cada um a reconhecer-se como
 leitor de literatura e defensor do direito à leitura literária bem como à
 biblioteca. Todas as atividades que têm a literatura como objeto central
serão promovidas para fazer do País uma sociedade leitora.
Para isso, propõe a organização de núcleo de literatura, onde as pessoas
 compartilham experiências e leituras, espalham ideias, sentimentos,
 vontades, percepções. Agem como podem para tornar possível o acesso
 ao texto literário para mais pessoas.
Uma prática de reconciliação
Comentários ao artigo de Antonio Candido, "O direito à literatura", a partir
 daautobiografia de sua filha, Ana Luisa Escorel, O pai, a mãe e a filha.
Acrescenta-seao percurso certa viagem pelo rio São Francisco e outras
 pela América Latina, tendocomo companheiros de barca Kant, Foucault,
Chartier; Graciliano Ramos, Joseph Zobel,Cecília Meireles, Lobato;
Paulo Freire, Alberto Manguel, Graciela Montes, Goulemot,
Todorov, Angel Rama, sem saber se todos poderão aceitar o convite.
Nilma Lacerda
Biblioteca e acesso à leitura
Abordagem que trata a biblioteca como espaço possível de acesso à
 leitura,especialmente a literária, para a grande maioria da população
brasileira,independente de faixa-etária. Discussão de uma proposta de
 biblioteca libertáriaque só é possível desde um entendimento da literatura
 como direito, na esteira doAntonio Candido.
Fabíola Farias

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