segunda-feira, 25 de julho de 2011

Paramim, Paravocê,Paraty  / FLIP 2011


Muito bom voltar a Paraty. Segundo ano na FLIP, adorei ter ido.
Abertura magnífica. Antonio Cândido reinou absoluto, falando de Oswald de Andrade com extrema naturalidade. O fato de terem sido amigos, revelou ao público detalhes e fatos que não constam nos livros. Complementando a abertura, a belíssima dramatizada de TARSILA com a autora Maria Adelaide Amaral e os atores Eliane Giardini, Betty Gofman, José Rubens Chachá  e Paschoal da Conceição.
A palestra  da socióloga Michele Petit  foi maravilhosa. Queria mesmo é que todas as professoras de Sala de Leitura lá estivessem.
A exposição dos trabalhos dos alunos de Paraty na Flipinha extremamente bela e criativa. De repente, um Abaporu de serragem colorida estava ao lado da Igreja Matriz.
Após a palestra do Edney Silvestre, corremos para fila dos autógrafos e demos boas risadas(Vera,Fátima Beth e eu), tudo registrado por Silvio, marido de Vera. Chamei-o de “nosso marido Silvio”. Edney me disse que eu era muito generosa. Respondi que Vera era generosa, pois o marido era dela. Ele me respondeu que isto daria uma boa história. Quem sabe?
Na casa da Folha, ouvimos Maria Marta uma cantora paulista com voz e repertório de primeira. Lá encontramos a escritora portuguesa Margarida Botelho que havia nos encantado com seus livros no 13º Salão do Livro e vai mandá-los de Portugal para nós, pois ainda não estão publicados aqui.
Estávamos hospedados na Pousada Santa Rita,esquina da Rua do Fogo, famosa no passado pela prostituição. Sempre ouvíamos os guias turísticos dizendo que as moças pecavam ali e pediam perdão na Igreja de Santa Rita, logo ao lado.  Vez por outra, eu abria a janela e acenava para os turistas sorrindo. O que será que pensavam eles?
Andando pelo Centro Histórico, sempre cruzava com algum conhecido: Graça Lima. Anna Claudia Ramos, Bia Hetze l, Adelaide, Catharina Harriet, Regina Carla e tantos outros rostos conhecidos cujos nomes me escapam...
 Para mim, Paraty valeu!

Ana Lucia Miranda Pereira – Professora da Sala de Leitura Ilza Xavier de Faria do Ginásio Experimental Carioca Anísio Teixeira – 4ª CRE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário