quarta-feira, 25 de novembro de 2009

HOJE FOI UM DIA DE FORTES EMOÇÕES!

Share photos on twitter with Twitpic

A primeira delas foi a alegria de reencontrar Simone, sorridente e forte depois de um período de fragilidade na sua saúde. Não foi só a pessoa que reencontramos, mas uma companheira com quem sentimos grande prazer em compartilhar nossas conquistas, alguém que nunca se colocou acima, mas junto de nós, no campo de trabalho. Lá estavam muitos companheiros de jornada diária na promoção da leitura. Além dos professores de SL, estava também boa parte da competente equipe da Mídia, valentemente coordenada por Catharina na ausência de Simone, companheiras também, que lutam, vibram, organizam e compõem conosco um corpo de trabalho forte e que tem dado um importante e significativo suporte nos projetos de trabalho, em especial os de leitura, mesmo que às vezes pareça insuficiente diante de tantas demandas.

A segunda delas foi ver nossos menin@s ali, vitoriosos, desfrutando do sucesso de sua competência e formação na/da escola pública de qualidade que a grande mídia se furta em divulgar, preferindo expor nossas feridas, que temos consciência de existirem, mas que não é maioria em nossas 1068 escolas. No meio dos meninos estava a aluna do CREJA acompanhada pela filha, que com certeza teve muito orgulho em ver sua mãe fazendo sucesso na escola. Para algumas pessoas pode ser surpreendente a qualidade dos trabalhos apresentados, mas para nós que militamos no dia a dia com eles, isso é alimento, reposição de energia e esperança.
A terceira e – desculpem minha sinceridade! – mais forte emoção da manhã, foi a apresentação espetacular dos meninos da E. M. Cuba, magnificamente preparados pela professora Vera Lúcia, a nossa “Capitu”. As palavras da Secretária – “foi a melhor exibição que assisti em toda a rede” – nos encheram de alegria e satisfação. Ela, que vem de fora, pode se surpreender. Mas nós da Polo, que acompanhamos o trabalho e as lutas de nossas Satélites “já sabíamos” do sucesso. Eles foram mesmo maravilhosos! Foram mesmo espetaculares! Foram mil!
A Sala de Leitura está por trás do sucesso da Maratona Euclides da Cunha, não só na orientação direta – 3 dos 5 primeiros colocados foram orientados pelo professor de SL – mas também pelo suporte na pesquisa e na produção em geral. É um trabalho de raiz, de competência, de informação, mas sobretudo de formação. Formação de leitores críticos, formação de leitores cidadãos.
Parabéns menin@s, parabéns Verinha! Vocês não deixam a gente desistir! Obrigada!
Elizabeth Almeida - 4ª CRE - Polo Leonel de Azevedo




Share photos on twitter with Twitpic




4 comentários:

  1. Parabéns a profa. Vera de Sala de Leitura por tão belo trabalho!!!
    Por isso que acredito na Educação como agente transformador da sociedade!

    ResponderExcluir
  2. Estive na premiação da Maratona Euclides da Cunha. A apresentação dos alunos da E.M. Cuba foi impecável.Os elogiosos comentários da secretária de educação empolgaram a meninada e mais uma vez lavaram a alma dos professores de Sala de Leitura. Interessante foi perceber o tom de surpresa, quase euforia, dos acadêmicos e da própria secretária ao se defrontarem com um trabalho de qualidade da rede...Sim, nós podemos!
    Parabéns aos vencedores!
    Um beijo aos meninos da E.M. Cuba que me emocionaram.
    Luciana Barreto S.L.P. Ceará

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto, Beth! Faço minhas as suas palavras. Estive presente no evento e fiquei muito emocionada, principalmente com a aluna Fátima, nossa aluna do PEJA. Concordo com seu comentário sobre a participação das SL. Eu mesma fui co-orientadora dos textos produzidos no CREJA. Parabéns a todas nós pelo empenho e paixão no desenvolvimento do trabalho realizado.
    Bjs
    Solange Mota - SL do CREJA

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente não pude participar da premiação. Nossa CRE , a 6ª , estava envolvida com o projeto Leituramani@ , que aconteceu dia 26/11.
    Fico feliz pelo sucesso das escolas. Afinal sempre foi assim. Parabéns, Colegas!!!!!
    Cássia CIEP Dr. Adão Pereira Nunes pólo

    ResponderExcluir