quarta-feira, 6 de abril de 2011

PASSO A PASSO DO TRABALHO REALIZADO NO ANO PASSADO NA 25 DE ABRIL

 Solicitei ao Prof. João Paulo Bessa que enviasse a metodologia utilizada no trabalho de mediação da leitura no ano passado, as fotos estão em postagem anterior.  Percebam que tem uma maneira peculiar de escrever e que sabe o que deseja desenvolver em seus alunos de maneira prazerosa e eficaz. Notem que utilizou a informática de maneira inovadora e sem perder o "bem mais precioso" que é o livro em seu trabalho. Vejam o que ele escreveu:

Antes de se fazer as atividades,proceder com a inscrição de todos os alunos num provedor de correio eletrônico e repositor de arquivos.

O indicado é o Gmail,por ter uma série de recursos necessários para as atividades:
Picasa - repositor de imagens
Gmail - provedor de mensagens e bate-papo instantâneo
Google Docs - Editor de texto

Esta etapa vai variar dependendo da quantidade de alunos e do acesso à internet.Deve durar 4 semanas, mais ou menos. No desenrolar, 'brincar' com os recursos necessários.

1ª parte
Escolha das obras
1º bimestre - Histórias em quadrinhos
2º bimestre - Livros

3º bimestre - Obras de arte (livros com obras de arte)
4º bimestre - Pluft, o fantasminha

A escolha das HQs,para o primeiro bimestre é para 'pescar' a criançada,pois é uma leitura mais fácil e que mais agrada.

O segundo bimestre,com os alunos já 'pescados',entram os livros,pois aí, os alunos já querem produzir melhores textos e, principalmente, imagens mais elaboradas.

No terceiro bimestre,imaginava uma parceria com uma professora de artes visuais,mas a intenção não seria comentar a obra de arte,mas sim criar uma história a partir da imagem escolhida.

Nota 10!!!!

No último bimestre,como havia um número suficiente do livro Pluft, o fantasminha, consegui o áudio da peça, ouvimos na sala de leitura e informática, e cada aluno ficou responsável por gravaruma folha (e não página) com as falas de um personagem qualquer, juntando-se em grupo, dependendo da quantidade de perseonagens daquela folha, frente e verso.

Show!!!!!

Como o ano terminou, não juntei as partes, mas foi o trabalho mais empolgante, pois, além de gravarmos no computador,gravaram também com seus celulares, pois me cansei de pedir que guardassem aquela máquina do capeta e mostrei que eles não conheciam nem a metade dos recursos
daquelas máquinas que tinha em mãos.Não sabiam que podiam gravar suas vozes, tampouco transmitir as gravações para outros celulares
e computadores. E fundamentalmente que sabiam ler e interpretar.
Uns mais, outros menos.


1ª aula - Escolha das obras
HQ's - livros - obras de arte

Local - sala de leitura
Dinâmica - Ler - manusear - pegar - trocar

Ao final da aula, devolver, não levar para casa.
Caso queira continuar a leitura, o aluno deverá voltar, por conta própria,
à sala de leitura, fazendo a ficha e procurando, novamente, a obra.

Razão - Fazer da visita à sala de leitura uma constante.

2ª aula - Montar 1ª parte do trabalho (parte externa) - Sala de Leitura
(uma semana depois)

Material - folha A4 - lápis coloridos - caneta - lápis preto (sem borracha - nem corretor) Se houver erro,o aluno tem que encontrar uma maneira de consertar

seu a utilização deste material, pois não será oferecida outra folha.
Deve-se, e pode-se, fazer um rascunho, a lápis.

Na folha de papel,dobrada ao centro, na forma horizontal,como se fosse um livro, na parte mais à direita, será produzida a capa do trabalho,onde aluno deve preencher, na parte superior com os dados da escola,do professor, data com localidade, ou melhor, o nosso cabeçalho diário.(As crianças odeiam esta parte) Mas é fundamental para saber algumas rotinas da escrita: letras maiúsculas em nomes próprios.


No mesmo lado, na parte inferior,preencher com o seu próprio nome e a turma.

Ao centro,o aluno pode preencher com um desenho qualquer, sem necessariamente ter a ver com o livro lido,podendo ser uma pichação ou uma estilização do próprio nome. (esta parte eles amam)

Na folha, na parte à esquerda,deve ser preenchida com a ficha catalográfica do livro,onde poderão ser encontradas as informações sobre o livro,tais como: nome do livro, autor, editora, local onde foi impresso,ano de impressão, ilustrador, etc.

3ª aula - 2ª parte do trabalho (Parte interna) - Sala de leitura

(duas semanas após a primeira aula,para dar tempo ao aluno ler a obra)

Virando a folha, na parte mais à esquerda, onde, no verso há a capa com o desenho produzido a livre vontadeo aluno deverá produzir uma outra figura,
só que agora, a figura deverá ter relação com o livro lido,obrigatoriamente.

Na parte mais à direita,onde no verso há o preenchimento da ficha catalográfica, o aluno deverá preencher um parecer(neste ano, uma carta)
com indicações sobre a leitura da obra,indicando se gostou,com sugestão para leitura ou não daquele livro,ou de outros existentes na sala de leitura.

Pronto!!!

Terminado, caso esteja pouco colorido,usar e abusar das cores.

Se houver imperfeições, as cores servirão para encobri-las.

4ª aula - Sala de informática(uma semana após)

Os alunos deverão proceder o escaneamento de suas imagens.Esta parte pode (deve) ser feita concomitantementecom a anterior,pois alguns alunos terminam mais cedo do que os outros.

5ª aula - Sala de informática (uma semana após)


Mediante um modelo em editor de texto,simulando a montagem do livro,
deverão inserir os dados escritos na folha distribuída ao aluno,que serviu como um rascunho,para que, ao usar o computador,seja direto pois o texto já está pronto.

6ª Aula - Sala de informática (Uma semana após)

Inserir as imagens e formatar seu livro,com fontes, cores ao seu gosto.
(Esta parte é enlouquecedora)

7ª aula - Sala de informática (Uma semana após)

Desde o escaneamento das imagens,as figuras são publicadas em um 'repositor' de arquivos,o Picasa, do Gmail é o indicado.

Cada aluno, com sua conta de email, deverá publicar seu trabalho no blog.


Esta parte pode variar.

Até conhecer os alunos,deixo poucos alunos responsáveispela publicação,para evitar que um espírito de porco venha bagunçar o coreto.

Geralmente, eu o faço em casa,pois o acesso nas escolas é algo irritante.
Em casa, levo menos de uma hora a publicação de 30, 40 trabalhos.

Como os alunos digitaram seus próprios trabalhos,basta apenas usar o copiar-colar e publicar no blog.Não corrijo os trabalhos.Vai do jeito que digitaram.Faz parte da tarefa.

Com os trabalhos publicados,os alunos deverão acessar o blog,
de casa ou da escola,nas semanas seguintes,fazendo comentários aos trabalhos dos colegas,indicando incorreções ortográficas, gramaticais,

textuais, de produção.Cada comentário vale pontuação em avaliações da escola.

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