sábado, 12 de junho de 2010

12º SALÃO DO LIVRO INFANTIL E JUVENIL

FOI DADO O PONTAPÉ INICIAL
COMEÇOU o 12º SALÃO DO LIVRO!


Foi um dia e tanto e nós estávamos lá!
Começou com o Dia do Professor, na parte da manhã, para o qual me inscrevi.
O primeiro momento foi com a escritora Anna Claudia Ramos, que falou sobre a Literatura Infantil e Juvenil, sobre o cuidado que se deve ter ao comprar livros de qualidade para as crianças, oferecendo-se para ir às escolas sempre que possível, bastando entrar em contato com ela.
Em seguida foi e vez de Roger Mello que falou sobre o objeto livro e o fascínio que exerce sobre ele apesar de tantas novidades tecnológicas, sobre o ato de ilustrar. Foi exemplificando com os livros cada coisa que falava sobre cores – não se deve exigir que a criança faça um desenho colorido! - policronia etc. “A cor é um elemento narrativo”. Comparou o livro com o nosso corpo, disse que é parecido com a gente, “é um corpo vivo” porque tem “rosto”, “orelha”, “respiração” etc. claro que “o legal da arte é que não tem regras”. Roger deu dicas importantes para escolha do livro de qualidade e também na orientação à criança para ilustra, desenhar.
Recomendamos os mais novos do Roger: Zubair e os labirintos, que tem um formato absolutamente marcante, assim como Carvoeirinho.
Na parte da tarde o “Dia do Professor” teve a abertura com Graça Lima que assim como Roger foi ilustrando sua fala com os livros. Foi mais uma aula espetacular! Explicou que nada do que o ilustrador faz é gratuito, tudo é intencional, tem um propósito. Falou dos tecidos africanos, que contam uma história, da maneira que são trançados e para quem são dedicados.
Graça chama atenção para as imagens estereotipadas, que são aquelas que não trazem nenhuma informação nova, nenhum conhecimento novo.
Depois de ouvir Graça Lima circulamos pelos estandes que ainda terminavam de ser montados, aguardando a hora da abertura oficial e da premiação da FNLIJ. Meu coração quase parou por estar mais uma vez tão pertinho de Bartolomeu Campos de Queirós, Lygia Bojunga – continuo com falta de ar quando chego perto deles! – , Roger Mello, Daniel Munduruku, Rui de Oliveira, Laura Sandroni, Nilma Lacerda, Marina Colassanti...
Só pensava em meus alunos, querendo dividir com eles a emoção da leitura e da companhia dos autores tão queridos. Mas este foi apenas o pontapé inicial; a festa está só começando!

Um comentário:

  1. Todos e todas devemos ler BÁRBARA NA CHUVA de Nilma Lacerda. É muito bom e fala da aprendizagem das crianças.

    ResponderExcluir